Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Saiba quais são os riscos do poço artesiano caipira e por que investir no poço profissional .

Saiba quais são os riscos do poço artesiano caipira e por que investir no poço profissional .

Na Zona Rural, o poço artesiano caipira é bastante popular. Sua perfuração é feita de forma manual e a estrutura do poço é bastante rudimentar. Nenhuma avaliação técnica importa para sua produção, a regra é furar até achar água.

Também chamado de cacimba, o poço artesiano caipira obtém água após acessar a superfície do lençol freático, enquanto o poço artesiano profissional atravessa uma camada mais profunda do lençol freático.
A maior diferença entre o poço artesiano caipira e o poço artesiano profissional é essa: a profundidade e o acesso a diferentes camadas do lençol freático.
 
Quais são os problemas do poço artesiano caipira?
O poço artesiano caipira fica localizado em uma área superficial do solo e está sujeito a um risco enorme de contaminação.
O poço artesiano caipira precisaria de uma estrutura correta para não ser contaminado por escoamento superficial, como revestimento interno e local de perfuração escolhido através de critérios técnicos.
O uso de tampa, construção de selo sanitário e de parede circular também são recomendados para tentar prevenir a contaminação no poço artesiano caipira, porém estes métodos não são completamente eficientes.
No poço artesiano caipira, a água contaminada chega até os seres humanos por meio do uso da água para lavar os alimentos ou pela ingestão da água do poço. Na maioria dos casos, a água é imprópria para uso.
O poço artesiano caipira construído em centros urbanos fica ainda mais suscetível à contaminação, pois o risco de retirar água do esgoto por acidente é grande. O trabalho amador da construção do poço artesiano caipira pode acabar contaminando as águas profundas do aquífero.
 
Perigo de consumir a água do poço artesiano caipira
Na maioria dos casos, a água do poço artesiano caipira está contaminada por fezes de animais ou de seres humanos. São muitos parasitas, vírus e bactérias invisíveis, por mais que a água pareça limpa e cristalina.
Entre as principais doenças causadas por água contaminada de poço artesiano caipira estão cólera, amebíase, diarreia infecciosa, hepatite A e ascaridíase.
Para prevenção, quem tem poço caipira em casa precisa verificar se a água é potável e resguardar o que consta na Portaria 2914 do Ministério da Saúde.
A análise de potabilidade apresenta uma série de classes, indicando quais substâncias químicas presentes na água podem afetar a saúde humana. A análise de bactérias encontra os microbiológicos que fazem mal para a saúde.
Quem já tem o poço caipira precisa, constantemente, fazer o controle de qualidade microbiológica da água. Os usuários também podem reparar se a água está com cheiro ruim, películas e limo.
 
Poço artesiano caipira x poço artesiano profissional
Diferentemente do poço artesiano caipira, o poço artesiano profissional retira água das reservas subterrâneas, uma água muito pura e rica em sais minerais.
Toda estrutura do poço é profissional, segue as recomendações das autoridades para não contaminação da água, colocando sempre a saúde das pessoas em primeiro lugar.
A Todágua faz a perfuração do poço artesiano seguindo rigorosamente a legislação específica e as regras da Vigilância Sanitária. Além disso, regularmente a empresa pode fazer a manutenção do poço artesiano, para que a qualidade da água esteja sempre impecável. Faça contato!
 
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×