Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

De quanto em quanto tempo preciso limpar o poço artesiano?

De quanto em quanto tempo preciso limpar o poço artesiano?

Você está pensando na perfuração de poço artesiano ou já tem um poço artesiano construído, mas ainda não sabe exatamente como funciona a limpeza do poço? Neste artigo, nós vamos te explicar esse processo importante!

Um dos grandes benefícios de perfurar um poço artesiano é obter água potável, de qualidade e confiável. Porém, se a limpeza de poço artesiano não for feita regularmente, o principal objetivo deste tipo de construção se perde.

Por isso, é importante manter o poço artesiano com as mesmas características de quando ele foi construído, fazendo periodicamente a limpeza e a manutenção. Aliás, essas medidas prolongam a vida útil do poço artesiano e dos componentes do conjunto todo, como a bomba e os tubos de transmissão.

Como é feita a limpeza do poço artesiano?
 
Para não estragar os componentes, uma equipe especializada faz a remoção de todas as impurezas que estão no filtro e retiram as incrustações que vão se acumulando naturalmente com o passar do tempo.
Para a limpeza, é necessário usar um compressor para bombear as partículas mais grossas de sujidade e areia. Na sequência, é ideal fazer a retrolavagem do sistema todo. A água vai em direção ao filtro, porém no sentido contrário, para remover elementos inorgânicos e orgânicos que estão parados no filtro do poço artesiano.
Então, é necessário desinfetar a estrutura, o que normalmente é feito com HEXA T ou Hipoclorito de sódio. Depois de 15 horas, um novo bombeamento é realizado para que as substâncias químicas desinfetantes usadas na limpeza do poço artesiano sejam removidas.
 
Qual deve ser a periodicidade da limpeza do poço artesiano?
A limpeza do poço artesiano deve ser feita dependendo do tempo de uso e da idade da estrutura. No entanto, recomenda-se a limpeza pelo menos uma vez por ano e, em alguns casos, a cada 6 meses.
 
Se for um poço artesiano muito antigo, é importante limpar a cada 3 meses. A equipe profissional fica encarregada de fazer a limpeza corretiva e preventiva, para que o poço não fique muito sujo ou mesmo pare de funcionar, por causa de algum entupimento. Para saber mais, fale com a equipe da Todágua Poços Artesianos!
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×