Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Como é o estudo hidrogeológico para poço artesiano?

Como é o estudo hidrogeológico para poço artesiano?
Os poços artesianos são amplamente utilizados em diversas regiões do Brasil, tanto para o abastecimento de propriedades rurais quanto para edifícios e outras finalidades. Para que a captação da água subterrânea seja realizada com segurança e assertividade é indispensável a realização de um estudo hidrogeológico prévio da área que será perfurada. 
 
Para quem não sabe, a hidrogeologia é a ciência que estuda a existência das águas subterrâneas e a forma como elas se relacionam com o ambiente. É considerada, portanto, uma ciência da terra e avalia as condições hidrológicas (da água) e geológicas (da terra). 
 
Sendo assim, o estudo hidrogeológico está relacionado à análise completa do ambiente onde o poço artesiano será projetado e construído. Entre outras coisas, esse estudo avalia os seguintes pontos:
 
• Ocorrência da água subterrânea no terreno;
• Qualidade da água;
• Potencial de exploração desse recurso;
• Tipo de formação geológica presente no local;
• Afloramento de rochas;
• Córregos;
• Vegetação;
• Entre outros aspectos. 
 
Quem realiza o estudo hidrogeológico?
Normalmente, o estudo hidrogeológico é realizado por um geólogo ou um hidrogeólogo. O trabalho consiste em observação e coleta de dados que possam assegurar o bom andamento do projeto do poço artesiano. Essas informações são captadas em mapas locais, dados sobre a geologia da região e, até mesmo, com a análise de projetos de outros poços já presentes na área. 
 
Lembrando que todo poço artesiano precisa ser executado por uma equipe profissional experiente, com um projeto de qualidade e com um bom estudo geológico. Seguindo essas orientações, o poço artesiano pode ser usado de acordo com as normas e a legislação brasileira, além de garantir uma excelente fonte alternativa de abastecimento. 
 
Benefícios do poço artesiano 
O poço artesiano oferece diversos benefícios, como, por exemplo:
• Mais autonomia no abastecimento de água para a propriedade;
• Reservas de água doce de qualidade;
• Ótimo custo-benefício. 
 
No entanto, para que esses benefícios sejam alcançados, é preciso que o poço seja perfurado em conformidade com as normas nacionais, para que não haja prejuízo à natureza e aos mananciais. 
 
Com o estudo hidrogeológico, além de localizar a fonte de água subterrânea com mais precisão, o contratante terá uma base formal para solicitar a licença para a perfuração do poço e saberá o real potencial do poço artesiano, como volume de água, profundidade e a qualidade do recurso hídrico. 
 
É importante que o projeto e a construção do poço artesiano sigam o que está descrito nas normas técnicas da ABNT: NBR 12212 (Projetos de poços tubulares) e NBR 12244 (Construção de poços tubulares).
 
Para saber mais sobre o assunto e realizar a perfuração do seu poço artesiano em São Paulo, entre em contato com os especialistas da Todágua! 
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×