Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Conheça as regras para perfurar um poço artesiano!

Conheça as regras para perfurar um poço artesiano!

poço artesiano é uma das formas mais práticas e sustentáveis de captação de água. Além de oferecer o mínimo impacto ao meio ambiente, a água extraída é de qualidade, não há interrupção no fornecimento e o cliente deixa de pagar a conta de água para a concessionária todos os meses.

Mas o que pouca gente sabe é que existem regras para perfurar poço artesiano, que devem ser cumpridas com rigor, principalmente com relação ao que consta na ABNT NBR 12212, norma técnica que versa sobre a captação de água subterrânea; e ainda a NBR 12244, que trata da construção de poços tubulares.

Além disso, também é preciso obedecer à Lei Federal 9433, que trata da Política Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos. As autoridades responsáveis por recursos hídricos da região onde o poço artesiano será construído precisam emitir as licenças necessárias.

Veja quais são as regras para perfuração de poço artesiano

Avaliação do terreno por um profissional

Uma empresa profissional e que conhece todas as regras para perfurar poço artesiano faz uma análise técnica do terreno, avaliando, inclusive, se o parâmetro confere 3 metros de largura e 8 metros de comprimento, entre outros fatores.

Um projeto técnico é elaborado
Antes de perfurar o poço artesiano, pura e simplesmente, é preciso ter um projeto do poço. Uma empresa especializada sabe como realizar este trabalho.
 
Licença para perfurar o poço artesiano
Se você contar com o suporte de uma empresa de perfuração de poço artesiano, os profissionais da própria empresa vão se encarregar de obter a documentação e a licença para fazer o projeto. 
Isso é essencial para você agir dentro da lei e não ser penalizado. Órgãos ligados ao uso dos recursos hídricos e à fiscalização ambiental vão emitir outorga e licença, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.
 
A outorga de uso permite a utilização do poço artesiano e dos recursos hídricos na sua propriedade. Com ela em mãos, você estará seguro em caso de fiscalização. Isso é muito importante, já que, depois que a licença estiver emitida, as obras do poço artesiano já podem começar!
 
Teste de potabilidade da água e de vazão do poço artesiano
Depois que o poço já está pronto, é importante fazer testes para assegurar que a água é de qualidade, que é potável, entre outros aspectos. O teste de potabilidade é essencial para resguardar a saúde das pessoas que terão acesso à água do poço. 
 
Conte com a Todágua Poços Artesianos, empresa que conhece todas as regras para a perfuração de poços e que faz a construção completa da estrutura em sua propriedade, seguindo rigorosamente a legislação e as normas técnicas. 
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×