Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Quais os equipamentos necessários para ter um poço artesiano?

Quais os equipamentos necessários para ter um poço artesiano?

A construção de poço artesiano envolve conhecimentos técnicos e uma série de equipamentos específicos para que a perfuração seja feita com segurança e eficiência, chegando até o ponto submerso de onde a água vai emergir.

Perfurar um poço artesiano é um trabalho profissional, realizado por empresas especializadas, que possuem todo o ferramental para fazer o trabalho, além de experiência e autorização para desempenhar essa atividade.

Segundo o CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, estão autorizados a fazer perfuração de poços artesianos profissionais que possuem registro no conselho, que trabalham em empresas também cadastradas na entidade.

Após a perfuração do poço artesiano, é necessário fazer um revestimento para que a área não fique contaminada e não haja desmoronamento. O projeto já deve contar o diâmetro do tubo, informações específicas sobre pré-filtro e filtro, entre outros detalhes.

No poço, deverá haver espaço suficiente para abrigo dos componentes. Veja quais são eles:
 
Filtro
O filtro é um dos componentes do poço artesiano e costuma ser instalado logo que o poço é aberto. Sua função é deixar a água pura, sendo o mais indicado o componente feito de aço galvanizado.
 
Tubulação
A tubulação, que também costuma ser de aço galvanizado, é instalada na parte de cima do lençol freático. O modelo mais adequado costuma ser aquele com microfuros e ranhuras, tais como os tubos geomecânicos. Eles são mais benéficos para a bomba, assim como para a duração do poço artesiano.
 
Cascalho
Também conhecido como pré-filtro, fica entre a tubulação e as paredes, fazendo a retenção de sujidade maior, de impurezas mais densas. 
 
Válvula
A vazão de água do poço artesiano é feita pela válvula, por isso ela é um dos equipamentos para construir o projeto. 
 
Bombas
Também conhecidas como motobombas, elas são responsáveis por bombear com pressão até que a água chegue ao ponto final, na área de acesso para utilização e consumo. Basicamente, existem dois modelos: centrífugas e submersas. 
 
A equipe técnica, responsável pelo seu projeto de poço artesiano, vai fazer uma avaliação técnica para encontrar o modelo mais adequado para a obra.
 
Vários fatores interferem na definição da bomba para poço artesiano, tais como:
• Profundidade do poço artesiano;
• Vazão;
• Nível dinâmico;
• Localização do poço;
• Nível estático;
• Entre outros dados.
 
Conte com a Todágua Poços Artesianos para a construção de poço artesiano de forma segura, profissional e eficiente. Ficou com alguma dúvida? Ligue para a nossa equipe agora mesmo!
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×