Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Qual a técnica de construção do poço artesiano e as diferenças e vantagens dos vários tipos de poços (caipira, cravação e mini poço)

Qual a técnica de construção do poço artesiano e as diferenças e vantagens dos vários tipos de poços (caipira, cravação e mini poço)
poço artesiano, desde que construído corretamente, pode durar até 40 anos. A perfuração de poço artesiano é feita para a captação de água do subsolo mais profundo, um recurso muito mais puro e de melhor qualidade. 
 
Existem algumas técnicas e tipos de poços artesianos, que são os seguintes:
 
• Poço artesiano caipira;
• Poço artesiano feito com cravação;
• Mini poço artesiano.
 
Veja as diferenças e vantagens de cada um deles!
 
Poço artesiano caipira
 
A construção do poço artesiano caipira é feita com técnica mais rudimentar, já que a escavação é realizada de maneira manual. Por falta de ferramental mais apropriado e de uma análise mais precisa e profissional da área, a perfuração do poço artesiano caipira atinge apenas o lençol freático, a camada superior do subsolo que apresenta água.
 
Em geral, a água do lençol freático tende a ser mais barrenta e as chances de contaminação são maiores. Por isso, é recomendado que o poço caipira seja feito apenas em locais mais afastados, onde não haja fezes de animais ou seres humanos.
Também é importante construir parede circular, ter selo sanitário e usar tampa no poço artesiano caipira. Para que impurezas não cheguem ao poço, é recomendado construir um “beiral”, para proteger as laterais.
 
Poço artesiano profissional com cravação
 
O poço artesiano profissional, diferentemente do poço caipira, é feito com análise completa da área onde acontecerá a escavação. Além disso, o processo de escavação é feito por máquina e empresa autorizada pelo CREA e outros órgãos de controle.
 
Fazem parte do trabalho obter a outorga de uso, realizar análise bacteriológica, análise físico-química e de características hidráulicas e físicas da construção. O trabalho é feito em muitas etapas, pois é necessário ter um teste de vazão e isolar a obra da camada superficial.
 
Este processo de proteção sanitária, feito com a construção da laje, é chamado de cravação. Toda a área do tubo e da perfuração fica devidamente preenchida, para a conservação das estruturas do poço artesiano.
 
Os primeiros 30 metros do poço artesiano, aproximadamente, precisam ser cimentados para proteger o lençol freático. A vedação é completa.
 
São realizados ainda tubulação de aço perfurada e peneira para a remoção de impurezas. Sem dúvida, é um trabalho extremamente técnico, elaborado por engenheiros e geólogos especializados.
 
Mini poço artesiano
 
O mini poço artesiano tem no máximo 60 metros de profundidade e só chega até o lençol freático. Porém, diferentemente do poço caipira, ele é feito de maneira profissional, usando tubos de PVC e filtros para a purificação da água.
 
Em muitos casos, para auxiliar na vazão, é instalada uma bomba para a remoção da água. A capacidade de abastecimento de um mini poço artesiano pode passar de 140 mil litros de água diariamente.
 
Em muitos lugares, o mini poço é suficiente para o abastecimento e atende à demanda de quem está solicitando a perfuração. A técnica de perfuração do mini poço é totalmente profissional, seguindo todas as normas e princípios legais.
 
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×