Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Qual a diferença entre nível estático e nível dinâmico no poço artesiano?

Qual a diferença entre nível estático e nível dinâmico no poço artesiano?
Você já ouviu falar sobre nível estático e nível dinâmico do poço artesiano? Sabe qual a diferença entre eles? Neste artigo, vamos te explicar em detalhes o que cada nível significa e por que é importante conhecê-los. Confira!
 
O que é nível estático do poço artesiano?
O nível estático do poço artesiano, como o próprio nome sugere, é aquele medido quando o poço está parado, ou seja, fora de operação. Esse índice também é conhecido como nível de equilíbrio da água dentro do poço artesiano.
 
O nível estático é medido quando a operação de bombeamento não está ativa e quando o poço não está sob o efeito de um bombeamento prévio. Isso significa que a água está parada. 
 
O que é nível dinâmico do poço artesiano? 
O nível dinâmico do poço artesiano é aquele medido quando o poço está trabalhando, ou seja, em operação e sob o efeito do bombeamento. O nível dinâmico se mantém até que o poço cesse o bombeamento e retorne ao seu nível estático. 
 
Como aferir o nível estático e o nível dinâmico do poço artesiano? 
É importante aferir o nível estático e o nível dinâmico do poço artesiano para conseguir manter um histórico do volume, do próprio nível e da vazão do poço. Além de ser uma exigência de órgãos ambientais, o controle dessas informações melhora a segurança e a operação da estrutura do poço artesiano. 
 
Esse monitoramento da água também é importante para o desempenho do poço e para garantir sustentabilidade ao projeto. A aferição dos níveis estático e dinâmico dos poços artesianos é feita com sistemas próprios, que reúnem informações sobre vazão, nível, horas trabalhadas, volume, entre outras.
 
O acompanhamento dos níveis é realizado por centrais de monitoramento e tecnologias que são instaladas no poço artesiano. O sistema opera 24 horas por dia, através de sensores e unidades de controle. 
 
Para medir os níveis estático e dinâmico da água são utilizados sensores hidrostáticos, que captam os dados de forma automática. As informações são enviadas diretamente para uma plataforma tecnológica que pode ser acessada online. Os dados ficam armazenados com segurança e podem ser utilizados para a elaboração de relatórios, pareceres e laudos. 
 
Esse tipo de solução otimiza o monitoramento do poço artesiano, garante mais segurança operacional para a estrutura e ainda atende às leis ambientais nacionais. 
 
Quer saber mais sobre poços artesianos? Então, continue acompanhando o blog da Todágua! Estamos à disposição para ajudá-lo em seu projeto de perfuração! 
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×