Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Saiba como tratar a água do poço artesiano

Saiba como tratar a água do poço artesiano

Para tratar a água do poço artesiano e tirar o melhor proveito possível do seu investimento, com água de qualidade e potável, com máxima segurança para o consumo, é importante se certificar se a água está própria, com características que propiciem o uso humano. 

Por isso, para tratar a água do poço artesiano é importante fazer uma análise laboratorial completa da água, com uma análise físico-química que será realizada com o suporte de um profissional especialista em poço artesiano.

Assim, todos os parâmetros serão analisados e é possível saber se a água está boa para uso ou se precisa de algum tratamento especial. Essa análise é fundamental, você não pode abrir mão deste teste químico da água.

Só com este resultado em mãos é possível encontrar a maneira mais eficiente de tratar a água do poço artesiano. E como cada lençol freático e terreno possui suas próprias características, o teste da água do poço é único e exclusivo.

 

 
Quais são os principais problemas que exigem o tratamento da água?
Duas substâncias em excesso costumam ser os principais problemas da água do poço artesiano imprópria para uso: o manganês e o ferro. Geralmente, a água captada destes poços possui um forte odor e um aspecto amarelo, podem até manchar a louça. 
 
Além disso, se por um acaso você beber um pouco dessa água, vai notar um sabor metálico na boca, algo bem desagradável. Em geral, isso é causado pelo manganês, uma substância química que interfere na utilização da água do poço.
 
Em poços artesianos domésticos, o manganês e o ferro mancham as roupas e tiram o sabor dos alimentos, deixando tudo com gosto ferroso. Essas substâncias também geram incrustações nos canos que abastecem a rede da casa ou do ambiente produtivo. 
 
Nas residências, a água com excesso de manganês e ferro costuma desgastar alguns eletrodomésticos, como a máquina de lavar roupa e até mesmo o chuveiro elétrico.
 
Obviamente, o excesso de ferro e manganês na água do poço artesiano também causa problemas para a saúde humana, especialmente para o coração, pâncreas e fígado.
 
Utilização de filtro para tratar água do poço artesiano
Uma das soluções mais interessantes e viáveis para tratar água do poço artesiano é com o uso de filtros, que reduzem substâncias excessivas, como manganês e ferro, atendendo à Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde.
 
Depois que passa pelo filtro do poço artesiano, a água fica com coloração normal, sem sabor e não mancha as roupas, faz bem para a saúde e não prejudica os equipamentos domésticos.
 
O filtro também é capaz de remover o excesso de magnésio e cálcio da água, algo conhecido como “água dura”, que não aceita muito bem o uso do sabão e acaba prejudicando quem tem um poço artesiano em casa.
 
A água dura pode causar incrustações e corrosão de diversas estruturas residenciais e industriais, incluindo sistemas de refrigeração e caldeiras. O filtro para poço artesiano também tem as seguintes finalidades:
 
• Regula o pH da água;
• Não deixa a água ficar salgada ou salobra;
• Remove o excesso de areia, caso haja;
• Retira calcário e barro;
• Regula manganês, ferro, magnésio e cálcio;
• Retém partículas de barro.
 
É importante salientar que o filtro é ajustado conforme o problema específico de cada perfuração de poço artesiano. Só assim é possível tratar a água de forma efetiva e segura! Saiba mais com a equipe da Todágua Poços Artesianos! 
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×