Rua Min. Heitor Bastos Tigre 252 - São Paulo - SP

Como ter um poço artesiano 100% legalizado e seguro?

Como ter um poço artesiano 100% legalizado e seguro?
poço artesiano é uma ótima solução para propriedades rurais, industriais ou residenciais que buscam uma fonte alternativa de abastecimento de água. Mas para que seja possível perfurar um poço artesiano, é necessário obter uma licença junto ao órgão gestor dos recursos hídricos na região. 
 
Em São Paulo, o órgão responsável pela emissão dessa licença é o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), uma autarquia do governo do Estado. Além disso, para poder usar o poço artesiano, também é necessário obter a outorga do direito de uso. Esse documento tem um prazo de validade previamente estabelecido e precisa ser renovado periodicamente. 
 
Veja o passo a passo para ter um poço artesiano legalizado e seguro 
O primeiro passo para ter um poço artesiano 100% legal e seguro é contratar uma empresa especializada para realizar a perfuração da estrutura e o estudo geológico da área. Todo projeto de poço artesiano deve seguir as instruções das normas técnicas da ABNT. 
 
As duas principais normas são a NBR 12212, que trata dos Projetos de poços tubulares; e a NBR 12244, que versa sobre a Construção de poços tubulares.
 
Antes de iniciar qualquer atividade de perfuração do poço artesiano, é preciso solicitar a licença e outorga junto ao órgão gestor de recursos hídricos do seu estado. Esse órgão emitirá uma concessão estabelecendo o tempo de uso do poço e o volume de água que pode ser captado, além de determinar condições específicas para o uso qualitativo da fonte de água subterrânea. 
 
Também existem licenças que precisam ser obtidas em órgãos ambientais de âmbito federal, no caso a ANA (Agência Nacional de Águas). Com o apoio de um geólogo ou engenheiro, esse processo burocrático se torna mais rápido e eficiente. 
 
Ao obter as licenças e fazer o correto cadastramento do poço, a perfuração se torna legal e a construção passa a ser regulamentada. Em São Paulo, os requerentes podem apresentar o formulário de solicitação de perfuração de poço artesiano para a diretoria do DAEE. A solicitação deve ser encaminhada junto com o estudo hidrogeológico da área. 
 
Depois de analisar o pedido, o Departamento de Águas e Energia Elétrica ficará responsável por expedir os seguintes documentos: 
• Estudo de viabilidade de implantação;
• Autorização prévia de captação. 
 
Lembrando que, em projetos que necessitem de retirada de vegetação nativa, é preciso apresentar também um parecer técnico ambiental. 
 
A licença de uso do poço artesiano precisa ser renovada a cada cinco anos. Sendo assim, o proprietário do poço deverá solicitar a renovação ao órgão responsável antes do vencimento da outorga atual. 
 
É fundamental que a perfuração do poço artesiano seja realizada em conformidade com a legislação, para evitar qualquer tipo de problema com órgãos fiscalizadores. Quem pretende construir um poço artesiano no Estado de São Paulo, pode verificar todas as informações e exigências do DAEE neste link. 
 
Continue acompanhando o blog da Todágua e faça contato com nossos especialistas em perfuração de poço artesiano em São Paulo!
WhatsApp TODAGUA
TODAGUA www.todagua.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×